Convencer um cliente a comprar um imóvel não é uma das tarefas mais fáceis. Isso porque a compra de um apartamento, muitas vezes, envolve um grande investimento das pessoas — o que tende a gerar dúvida se aquele realmente é o momento certo de adquirir um bem.

Dessa forma, é fundamental saber usar corretamente as técnicas de persuasão para alavancar suas vendas de forma efetiva. Pensando em ajudá-lo a alcançar voos cada vez mais altos, explicamos, ao longo do artigo, quatro técnicas de persuasão para se destacar no mercado imobiliário. Confira!
1. Entender as necessidades e resistências do cliente

Saber exatamente os gostos do cliente que vai comprar ou alugar um imóvel é fundamental para fechar um negócio. Portanto, antes de mostrar os imóveis disponíveis, é importante que você saiba quais as características da residência que a pessoa deseja adquirir, além de sua localização, por exemplo.

Após fazer essa análise, use e abuse do seu poder de corretor para encantar o cliente com um apartamento do seu agrado. Contudo, tenha em mente que as pessoas podem não se interessar por nada — isso faz parte do processo. Desse modo, saiba o momento certo de utilizar técnicas de persuasão, a fim de não transformar o processo em algo chato, afastando a clientela em vez de atraí-la.
2. Ter uma postura firme e argumentos fortes

Na hora de usar seu poder de convencimento, é preciso apresentar uma postura firme e argumentos fortes. Isso significa que você deve ter confiança nas informações que passa às pessoas que o procuram.

Logo, é preciso ter um conhecimento prévio sobre todas as casas que você vende e aluga. Assim, vai dar para responder sem dificuldade todas as possíveis indagações que venham a surgir no momento da negociação, como um possível desconto na aquisição do bem.
3. Fazer o cliente se sentir especial

Todo mundo gosta de ser tratado bem em qualquer lugar que chega, não é mesmo? Nos negócios imobiliários não é diferente. Então, se você quer se destacar nesse setor, é importante entender que “fazer o cliente se sentir especial” é uma das maiores técnicas de persuasão.

Uma dica que nunca falha é tratar cada pessoa como sendo única: ofereça seus melhores descontos e financiamentos, na localização mais desejada da cidade. Fazer uso de palavras como “exclusividade” ou “escassez”, por exemplo, vai valorizar ainda mais seus empreendimentos! Esses argumentos, inclusive, são muito utilizados por instituições que pretendem otimizar suas vendas de forma significativa.
4. Utilizar gatilhos mentais para chamar a atenção do cliente

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que funcionam muito bem quando usados no momento certo da negociação. Alguns deles são ativados pelas seguintes abordagens:

“fiz a inclusão na proposta de tudo que você solicitou.”;
“deseja mais alguma coisa?”;
“as informações ficaram claras?”.

Além disso, você pode levar a clientela a assumir algum compromisso com você — pode ser um telefonema para avisar sobre sua decisão de compra ou uma visita agendada ao imóvel desejado. Esses gatilhos mentais são uma forma de atrair o cliente e não perdê-lo de vista, para que consiga fechar as vendas e bater todas as suas metas.

Saber utilizar as técnicas de persuasão é fundamental para que você consiga se destacar no mercado de trabalho. Mas, além disso, é importante que também se pense no pós-venda para que você conquiste e fidelize o seu o cliente. Portanto, não se esqueça de sempre manter o contato com as pessoas que fazem negócio com você, com simpatia e presteza para ajudá-las.